terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

E agora?

"Fidel Castro renunciou à presidência de Cuba
19.02.2008 - 08h02 PÚBLICO
Fidel Castro anunciou hoje que se retira da chefia do Estado e das Forças Armadas de Cuba.Numa mensagem publicada no site do jornal “Granma” (o órgão oficial do Partido Comunista cubano), assinada por si e datada das 5h30 de hoje, Castro escreve: “Não aspirarei nem aceitarei – repito – não aspirarei nem aceitarei – os cargos de Presidente do Conselho de Estado e de comandante em chefe.”Fidel Castro está afastado há 19 meses do exercício do poder devido a doença, estando as suas funções a ser exercidas pelo seu irmão Raul Castro, que deverá assegurar a transição.Fidel liderava Cuba durante quase 50 anos, desde 1959, após uma revolução armada que derrubou o regime de Fulgêncio Baptista, apoiado pelos EUA."
Foi esta a notícia singela que despertou a atenção hoje de manhã. Está quase a fazer um ano que fui a Cuba (ai que saudades malta!) numa época e num tempo que não sei se continuarão os mesmos. Bem, não acredito que só porque Fidel diz que vai renunciar alguma coisa vai mudar no imediato...não sei até se não tinha já começado a mudar...Só espero que essa mudança não seja demasiado radical nem revolucionária e que, apesar do desespero das populações pela falta de liberdade, tudo se mantenha pacífico. Desejo que se mantenha o baile no topo do Hotel Inglaterra...que a Bodeguita del Medio continue com as suas paredes escritas pelas turistas que por ali passam....que não destruam o imponente Capitólio...e que preservem a arquitectura, conservando-a, daqueles prédios lindos de Havana....Espero que Cuba mude para melhos mas que mantenha o que já tem de bom.

4 comentários:

Anónimo disse...

E tem muita coisa de bom miga, ruas carregadas de emoções e sentimentos, carros que contam histórias, gente que fala com a alma, Cuba apaixona qualquer um...

Cátia Feiteiro Lopes disse...

Política à parte, o baile no terraço do Hotel Inglaterra. Pequenos momentos que ficam para sempre.

Unknown disse...

Sem dúvida!Q Nunca vou esquecer aquele baile! Senti-me a dançar quase junto às estrelas!

Será que se mudar muito vamos querer lá volta? Ou vamos querer guardar esta magia e esta paixão assim intocadas para não as quebrar?

Pedro disse...

Enquanto as terras mantiverem as suas gentes, a magia e o encanto daqueles sítios será sempre o mesmo. É assim em Cuba e em qualquer sítio.