quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

?

Quando quero perceber se cotonete é um substantivo feminino ou masculino, descubro que cotonete não ex9iste no dicionário! Humm???

8 comentários:

Unknown disse...

Eu sempre achei que é um substantivo masculino mas, convicções à parte, aqui fica algo que encontrei enquanto procurava a resposta para esta dúvida que assola a maioria dos Portugueses (ou então não :p)

"Toda a gente sabe (ou devia saber) que os cotonetes não são o instrumento adequado para manter a higiene do ouvido. Eles não foram concebidos para remover o cerúmen que naturalmente aí se acumula, mas para limpar o pavilhão e os contornos da orelha. Utilizar o cotonete para esse desiderato é a mais completa estupidez, pois assim empurra-se o cerúmen, propiciando a formação de rolhão."

Gostaria de realçar o cuidado a ter para o cerúmen não formar rolhão. Estou certo que a todos vos é familiar o cerúmen. Aliás, costumo amiúdas vezes dizer: "Olha lá oh zé, tens cerúmen no ouvido. Vê lá se não faz rolhão!"

Para aqueles que são sérios e vieram ler os comentários à procura de esclarecimento cabal, não vos quero desapontar aqui e ficam alguns links:

http://pt.wiktionary.org/wiki/cotonete (a segunda definição é, no mínimo, sui generis)

http://www.kinghost.com.br/vocabulario/cotonete.html

Unknown disse...

Depois de ver a resposta publicada apercebo-me que é a maior que escrevo aqui. De facto, ou se fala de assuntos sérios ou então não contem comigo! ;)

Vera Cardina disse...

"cotonete
nome feminino
pequena haste com algodão enrolado nas extremidades, usada essencialmente para fins higiénicos"

in www.infopedia.pt (Dicionários Porto Editora)

Unknown disse...

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=20119

Unknown disse...

UOU!

Que esclarecimento estarrecedor! Realmente só quando se fala de cerúmen é que tu deixas a tua marca! És mesmo um tipo dado às ciências!

Obrigado Verinha por me teres tirado a dúvida existencial! Claro que com aquela forma a cotonete só podia ser uma mulher e esbelta! ;)

Anónimo disse...

Quais juristas quais quê! Quando é o Sr. Engenheiro a comentar eleva logo o nível! :p

Unknown disse...

Engenheiro e mestrando! Não lhe chega só um título!

Anónimo disse...

Peço desculpa, longe de mim querer diminuir os títulos de Sua Exa. o Sr. Engenheiro e Mestrando! :P