domingo, 27 de agosto de 2006

Desilusão?

Querendo fazer um relato da minha ida ao Museu Nacional de Arte Antiga fico sem saber bem o que escrever. Gostei bastante da visita e encontrei peças realmente fascinantes! Reconheci muitas dos livros de história da escola. Fui apresentada aos famosos paineis de S. Vicente e ao retrato de D. João I mas achei realmente fascinante um quadro de Bosch, também velho conhecido dos livros de história. Nele são representadas pessoas montadas em peixes que voam como se sempre ali tivessem pertencido, surgem partes de corpos no meio do nada sem sangue à volta...é um quadro, no mínimo, estranho. Como a minha memória é do tamanho de uma ervilha não consigo lembrar-me dos nomes dos autores mas houve outros quadros que me tocaram. Alguns pareciam ter os olhos vivos. Outros pareciam ser compostos de puro veludo, não de tinta. Mas por outro lado dei por mim a olhar para outras peças sem grande espanto e sem perceber bem a razão de ali estarem. Não consegui mesmo capturar o seu carácter extraordinário.
Talvez por ser mulher também adorei a colecção de jóias. Fiquei maravilhada com a beleza das jóias que já havia no séc XV.
No geral gostei bastante mas não sei se fiquei fã. Acho que preciso aprender a apreciar para poder realmente desfrutar!

Sem comentários: