sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Passeios

Na vontade de um passeio diferente lembrei-me de uma ida a um museu. A minha cabeça só se lembrou do Museu dos Coches, o museu da típica visita de estudo de qualquer escola primária da região de Lisboa. Assim, lancei-me na busca de algo diferente! Com a preciosa ajuda do site da rede nacional de museus lá descobri o Museu Nacional de Arte Antiga e estou ansiosa para a visita de amanhã.
Mas neste ponto surgiu uma outra dificuldade: mesmo tendo nascido em Lisboa, estudando em Lisboa e até já tendo tido consultas médicas no centro de Lisboa a minha cultura no tocante ao centro de Lisboa é completamente nula! O coração de Lisboa é totalmente desconhecido para mim! Claro que conheço a Avenida da Liberdade, o Saldanha, o Campo Grande, o Largo do Rato, os Restauradores, o Chiado mas ainda há pouco tempo o meu pai teve que me explicar onde ficava a freguesia da Bica e não foi nada fácil! Fiquei com a vaga ideia de que é perdida algures numa encosta de Lisboa entre o Largo do Camões e o rio Tejo mas concretizar isso para mim já é demais!
A propósito das marchas populares dei por mim estupefacta com a quantidade de ruas típicas lindas que eu desconheço completamente! Não faço sequer ideia onde é o páteo alfacinha!
Pior, tenho que confessar aqui que uma nativa de Lisboa nunca andou de eléctrico! Shame on me! Como posso querer conhecer o mundo se nem conheço a minha própria cidade?

Sem comentários: