sexta-feira, 23 de maio de 2008

Desvirginação

Hoje fui a Silves com o intuito de consultar um processo de um cliente novo. Depois de junta a procuração, lá estava eu alegremenrte sentada na secretaria a tirar aontamentos de todos os elementos que encontrava e que seriam potencialmente importantes, quando chega uma funcionária ao pé de mim e me larga a seguinte bomba:
- Ó Sôtora, temos ali um interrogatório de arguido para realizar, o senhor não sabe ler nem escrever, mas aquilo é coisa simples porque vai-se suspender o processo....importa-se de vir fazer a diligência para eu não ter de chamar o Advogado de escala que isso demora mais tempo?
:O
:$
EU?
.....
Ok! Eu faço.
E foi assim que fiz a minha primeira oficiosa, no interrogatório de um senhor que foi apanhado com armadilhas nos seus terrenos, para defender as suas ervilhas, só que os seus terrenos estão afectos a uma reserva de caça e o senhor apanhou um pombo e uma perdiz. A muito custo lá aceitou tentar arranjar 100 € em 3 meses (o senhor tem 78 anos e 275 € de reforma) para não ter de pagar uma multa até 190 dias e prisão até 5 meses!
Como diria o Fernando Pessa: E esta heim?

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Expo 98


Relembrou-me a rádio que faz hoje 10 anos que foi oficialmente inaugurada a Expo 98. Mesmo com bilhetes a 5 contos (Meu Deus! Assim é que se vê como o tempo passa!) fui lá 3 vezes, sendo que me lembro melhor da minha visita na última noite! Saí da escola, fui a casa mudar de roupa e arranjar o farnel e lá parti eu de comboio para o Oriente. O comboio ia cheio de gente, os velhotes riam-se de quase terem de levar gente ao colo e de ir um grupinho a fumar ganza, demorávamos a sair das estações porque havia sempre mais alguém que queria entrar....foi o delírio! Lá chegada deparei-me com um mar de gente e, por coincidência, só encontrei gente conhecida quando tive que recorrer ao "ponto de encontro" para saber notícias de uma amiga que se tinha perdido de nós. Mal sabíamos que a essa hora já ela estava em casa!
Vi o Animatrix da janela do comboio porque aos 14 anos as ordens eram rígidas: "Amanhã é dia de escola por isso tens que voltar no comboio da meia noite!".....mas nada como recordar que o comboio se agentou na estação para "eu" não perder o finalzinho daqueles meses em que Lisboa esteve um pouquinho mais perto do centro do Mundo!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mesmo sem conseguir ouvir antes de postar....

...aqui fica um excerto da ópera a que assisti ontem à noite.....Não pensei que pudesse gostar tanto de ópera....até me arrepiou!


quinta-feira, 15 de maio de 2008

Frustração....

.....porque a viagem de comboio é demasiado pequena e não me deixa ler mais que 3 páginas.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Para quem interessar...

Hoje dormi uma mini sesta de 5 minutos em cima da secretária aqui no escritório....Estava mesmo a fazer-me falta! :$

terça-feira, 13 de maio de 2008

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pré-conceito

Um dia destes ia de volta para casa em mais uma daquelas curtas viagens de comboio (quase sempre acompanhada de senhoras da limpeza e homens das obras - não sei como dizer isto de outra maneira mais politicamente correcta) quando reparei num rapaz que se sentou do outro lado do corredor de frente para mim. Também ele ia a ler, mais precisamente o Diário Económico, quando um qualquer alerta tipo sirene dos bombeiros despertou no meu cérebro: "Hello?! O gajo é negro! Não deves estar a ver bem!" e a verdade é que voltei a olhar para confirmar. Não me considero racista. Sempre fui criada a conviver (mesmo a conviver e não simplesmente a "co-existir") com gente de todas as raças e dei por mim espantada com esta observação. Racionalizando depois percebi: eu convivi com africanos mas daqueles que se metem em problemas e desistem da escola, não com aqueles que se aplicam e que continuam a estudar. Menos ainda com aqueles que, para além de estudar (quantos de nós passam pela faculdade só a aprender o mínimo e sem olhar à volta?), ainda estão atentos à política e à economia. Não conseguia ter esta visão da vida!
Para aqueles que só andam de carro.....vejam bem o que se aprende a andar de transportes!

domingo, 4 de maio de 2008


Sei que não é a fotografia que mais gostas mas nela consigo ver o amor que nos une e que reinou naquele fim-de-semana...quero mais! Quero tudo contigo! Amo-te!

Diferenças

Ontem foi impossível escapar às inúmeras reportagens e debates sobre o caso Maddie. Confesso que, pela primeira vez, me causou medo ouvir tudo aquilo...fez-me pensar que qualquer um está sujeito à maldade e à mente retorcida de outros seres humanos. Causou-me ainda mais medo porque se tratava de um ser humano indefeso...e no nosso dia-a-dia somos muitas vezes indefesos. Mais que não seja quando vamos a andar na rua e a pensar na nossa vida, nas coisas que temos para fazer, nos sítios onde temos que ir.....sem repara em quem nos segue ou em quem nos olha.

Depois lembrei-me: mas na minha profissão vou ter que lidar com o todo o tipo de criminosos: contrabandistas, corruptos, assassinos, talvez até traficantes de droga....mas quando tiver que lidar com eles saberei porque é que eles estão ali e eles saberão a minha função. Todos temos consciência do outro. Eles terão consciência que se estou ali é porque os hei-de ajudar de alguma maneira....ontem senti-me mais confiante ao pensar que vou lidar com traficantes de droga do que quando ando na rua sem sentido.....