segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pré-conceito

Um dia destes ia de volta para casa em mais uma daquelas curtas viagens de comboio (quase sempre acompanhada de senhoras da limpeza e homens das obras - não sei como dizer isto de outra maneira mais politicamente correcta) quando reparei num rapaz que se sentou do outro lado do corredor de frente para mim. Também ele ia a ler, mais precisamente o Diário Económico, quando um qualquer alerta tipo sirene dos bombeiros despertou no meu cérebro: "Hello?! O gajo é negro! Não deves estar a ver bem!" e a verdade é que voltei a olhar para confirmar. Não me considero racista. Sempre fui criada a conviver (mesmo a conviver e não simplesmente a "co-existir") com gente de todas as raças e dei por mim espantada com esta observação. Racionalizando depois percebi: eu convivi com africanos mas daqueles que se metem em problemas e desistem da escola, não com aqueles que se aplicam e que continuam a estudar. Menos ainda com aqueles que, para além de estudar (quantos de nós passam pela faculdade só a aprender o mínimo e sem olhar à volta?), ainda estão atentos à política e à economia. Não conseguia ter esta visão da vida!
Para aqueles que só andam de carro.....vejam bem o que se aprende a andar de transportes!

4 comentários:

Anónimo disse...

Lol, sua preconceituosa =P Nem parece que cresceste na Damaia :)

De qualquer forma, não é preciso andar de transportes para ter essa ideia, eu tenho uma colega são tomense que se aplica à séria :)

Beijinhos amiga!

Anónimo disse...

Lol, sua preconceituosa =P Nem parece que cresceste na Damaia :)

De qualquer forma, não é preciso andar de transportes para ter essa ideia, eu tenho uma colega são tomense que se aplica à séria :)

Beijinhos amiga!

Unknown disse...

Amiga, precisamente por causa de ter crescido na Damaia é que tinha assim este preconceito. Na Damaia não é normal haver africanos assim, né?

Anónimo disse...

Depende, tinhamos colegas que até eram e entraram para a faculdade e tudo ;) Mas estava só a meter-me contigo!