segunda-feira, 17 de julho de 2006

Cusquice ou curiosidade?

Já dei por mim várias vezes a tentar estabelecer a fronteira entre o que é interesse, preocupação, curiosidade e a boa e velha cusquice! Tenho que confessar que estou constantemente a tentar fugir do rótulo de cusca! A verdade é que a vida dos outros intriga-me: gosto de saber como vivem outras pessoas, entusiasmo-me com as suas vivências. Muitas vezes gostava de ser uma mosca para saber qual e dinâmica numa família, num grupo de amigos, entre colegas.......será que isso é ser cusca?
Ok! Já é mais discutível se eu disser que acho giro espreitar as minhas vizinhas quando os namorados as vêm trazer a casa à noite! Isso é ser cusca! Depois pego nas imagens dos comportamentos e comparo com as palavras que saem da boca: "a minha filha é uma rapariga à direitas!" e depois o namorado dorme lá em casa na cama dela! Não consigo compreender isso!
Bem, e com isto tudo lá volto a tentar fugir ao rótulo de cusca! Mas qual é a diferença?

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que cusca implica uma curiosidade em que há uma certa maldade. A cusca quer saber da vida dos outros para depois poder dizer mal. Acho-te mais curiosa...ok, pronto, muito curiosa, mas não te acho assim cusca... ;) *

Unknown disse...

Valham-me os amigos para dizer bem de mim!

Pedro disse...

Eu pelo contrario sinto-me infeliz por ser desprovido de curiosidade pelas vidas alheias.
Correndo o risco de ser mal interpretado acho que a curiosidade matou a gata e nao o gato, porque sempre parceu-me ser mais coisa de mulheres.