segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Charlie Wilson's War




Ponto 1 - Recomendo vivamente este filme porque está muito bem feito e é uma maneira de ficarmos a conhecer histórias verídicas, ainda que ligeiramente romanceadas, de uma maneira bem ligeira.
Ponto 2 - Aviso à navegação: logo após uma cena romântica dentro de uma banheira aparece uma cena verídica de helicópteros a chacinarem pessoa. Confesso que foi uma passagem tão brusca que até dei um salto na cadeira!
Ponto 3 - Mas como é que se passou de uma fase da história em que os EUA, apesar de ser uma operação secreta, ajuda os afegãos a expulsarem os russos do seu território (não que estivessem apenas preocupados com os afegãos, mas isso já é outra história) e depois os afegãos se voltam contra quem os ajudou? Foi isto que eu fiquei a pensar depois de ter visto este filme. Ajudou-me a conhecer mais uma parte da história mas confesso que me ajudou mais a perceber o quão ignorante eu sou face aos acontecimentos das últimas décadas. Se bem que tenho desculpa porque nessa altura só queria ver desenhos animados e os livros de história ainda não passaram da II Guerra Mundial ou, na melhor das hipóteses, do 25 de Abril. Mas voltando ao tema. Como é que os mujahedeen se voltam contra quem os ajudou? Como é que usam as armas contra quem as concedeu? Afinal o que têm eles contra os EUA sob pretexto de uma guerra santa? Será quie foi por depois de os ajudarem a libertar-se os terem deixado ao deus dará? Não compreendo. Juro que é demais para a minha pobre cabecinha. Será que alguém consegue explicar-me ou dizer-me onde me consigo informar? Ajudem-me a cultivar......!

3 comentários:

Meghy disse...

Querida... tou a ler um livro que, apesar de se passar no Irão, pode dar-te umas luzinhas do porquê de esses povos, nomeadamente os iranianos, não irem à bolas cos americans. Diriges-te à FNAC e adquires pela módica quantia de €23,47 o livro "os homens do xá", de Stephen Kinzer. MUITO BOM!! beijinhos =)

Unknown disse...

Mas tu recomendas-me um livro desse valor???? Bem, está visto que até para compreendermos a história temos que ser chulados. Vou pensar no teu caso! ;)

Anónimo disse...

Não considero uma obra prima mas é, de facto, um filme bastante interessante. Fala de uma forma simples e acessível sobre um acontecimento da história mundial que ainda hoje tem reflexos.
A companhia que levei a ver o filme... bem, essa é excelente! Não é Joaninha? ;)
****