sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Pacto

Foi hoje anunciado o pacto entre os dois maiores partidos portugueses para a reforma na Justiça. Aqui tenho que fazer uma pequena observação: será que todos os anos vão mudar os códigos por que se regem as disciplinass que estou a estudar? Tenho (temos) tido cá uma sorte!!
Passando à frente. Apesar de se poder dizer que se trata de uma manobra de charme, muito bem engendrada por sinal, o resultado será positivo concerteza. Claro que qualquer um dos líderes dos dois partidos intervenientes ganhou pontos nas sondagens de popularidade porque afinal cederam para um Portugal melhor! Mas todos nós ficamos realmente a beneficiar! Havendo um entendimento entre dois lados que (supostamente) têm diferenças podemos ganhar uma reforma mais moderada, que poderá defender os interesses da maioria. Mas ganhamos ainda mais: com este entendimento ganhamos a certeza; a certeza da durabilidade da reforma; a segurança de que com a mudança de Governo não vão mudar-se os pressuposto implantados com esta reforma. Para princípio acho positivo, só espero que o resultado deste entendimento seja uma boa reforma.
Ah! E que tal fazerem assim mais pactos destes?

3 comentários:

Anónimo disse...

Não estou assim tão convencida nem da durabilidade do pacto nem de que tenhamos saido todos a ganhar. Neste momento, não vejo grandes diferenças entre os dois partidos que fizeram o pacto, até acho que eles concordam em muitos aspectos de como governar. Longe vão os tempos em que havia realmente uma esquerda e uma direita definidas (se é que realmente existiu...). Mas sim, as linhas gerais do pacto pareceram-me boas e foram aplaudidas pelos magistrados do Ministério Público, por isso, fico à espera para ver o pacto em acção.

E sim, podiam ter reformado isto tudo para o ano. Lá vamos nós ter que comprar um Código novo a meio do ano ou ter livros desactualizados...*

Pedro disse...

Eu em primeiro fundia logo os dois partidos, formando um transformer potente. Depois dava uma chave do país aos espanhois e outra ao BE, metia um cartão na porta e ia de férias para Santa Mariazinha de Guadalupe.

Unknown disse...

:DDD És completamente doido! Mas sim, realmente quase dava para fundir os dois partidos. Ou, pelo menos, as duas lideranças porque há alas nos dois partidos que puxam mais para os extremos!