segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Para não variar

É assunto mais que falado hoje o facto de já terem passado 5 anos sobre os atentados nos EUA. Não utilizei a palavra aniversário propositadamente. Um aniversário é algo de feliz e não me parece que seja este o caso. Depois de 5 anos e milhares de documentários (dos quais só vi alguns, claro!) há muitas teorias diferentes sobre o que se passou há 5 anos atrás.
A versão oficial diz-nos que foi um atentado terrorista organizado por um grupo fundamentalista islâmico. é triste que o mundo ande assim em guerra só porque se acredita em divindades diferentes e todos querem que a sua ideologia seja considerada a melhor e reine no planeta.
De acordo com um outro documentário, que eu não consegui acabar de ver por defender algo demasiado terrível, tudo não passou de uma manobra bem engendrada pela administração americana para ter uma desculpa para atacar o Afeganistão e o Iraque. Neste filme diz-se ainda que talvez as pessoas que seguiam nos aviões que se dirigiam ao Pentágono (e que o realizador defende que não chegou a cair, que aterrou num outro aeroporto e que o Pentágono foi destruido por uma bomba) e à Casa Branca foram dirigidas para bunkers e ali continuam a viver. É triste que alguém diga que está a defender o seu país e roube a alguns dos seus cidadãos a vida que antes tinham só para arranjar uma desculpa para ir arranjar petróleo.
Sei que há 5 anos era uma adolescente de 17 anos a aproveitar os seus últimos dias de fériasa ver televisão quando me deparo com a imagem daquele edifício a arder. Não esqueço as imagens desse dia. A minha mãe fez o almoço e quase não conseguimos comer....não conseguia deixar de pensar naqueles corpos a cair como bonecos. Fiquei vidrada na televisão o dia inteiro, buscando informação para tentar compreender como alguém poderia fazer uma coisa daquelas. Ainda hoje, 5 anos depois, me custe a comprender tanto mal.

1 comentário:

Pedro disse...

Em primeiro lugar o assunto mais badalado hoje foi a péssima escolha de meias do Nélio, e não os atentados. Segundo de certo nunca viste os meus aniversários, eles sem dúvida podem ser algo de terrivel. Existem várias teorias, sendo que a teoria da conspiração interna além de fazer sentido, tem boa base em provas, e deixa que pensar. Se adoptar uma mentalidade tipicamente americana, diria que os atentados em Madrid e Londres foram bem piores para mim, pois quanto mais perto da minha casinha pior, enquanto for longe na terra dos outros chatice, mas não me tira o sono. Como não tenho mentalidade americana, digo que chocou na altura, estava eu na bairrada a comer leitão, e digo que o acabei de comer na mesma, o terror não me tirou a fome, decidi apenas não ligar muito naquele momento. Isto não é frieza nem maldade, eu levo umas horas a chocar-me. Seja como for apenas digo uma coisa, de todo o mal que nos choca agora, para a sua existência foram criadas bases em erros do passado, e qualquer tipo de guerras alimentadas entre os homens, as maiores sempre tiveram como estandarte a religião. De parte a parte em nome da religião foi escorrendo muito sangue, tudo em nome de grupos e de crenças que ainda hoje condenam coisas como o simples uso do preservativo. A maldade não é para ser compreendida, é para ser aceite como inerente à natureza humana e todos fazemos mal a alguém em qualquer altura da vida. O que me choca ainda é em nome do quê que se faz mal.